ir
Bandeira de identificação do portal
Atualizado em 13/09/2017 13:43
Mais informações sobre o conteúdo Impressão

Presidente do TRE-RS volta a Brasília para tratar do rezoneamento eleitoral

O presidente do TRE-RS, desembargador Carlos Cini Marchionatti, esteve, novamente, em Brasília, nesta terça-feira (12), conversando, demoradamente, com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, esclarecendo as dificuldades e a preocupação da administração, servidores e municípios sobre a readequação das Zonas Eleitorais no Estado.

Estiveram também presentes no TSE o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Jorge Luiz Dall'Agnol, a ex-presidente do TRE-RS, desembargadora Liselena Ribeiro, o secretário da Corregedoria, Josemar Riesgo, a chefe de Gabinete, Débora Vicente e o assessor de Comunicação, Cleber Moreira.



Logo após a reunião com o ministro, o presidente Marchionatti reuniu-se com os técnicos do setor de estatística do TSE, que estão analisando e mapeando a readequação das Zonas Eleitorais no estado e país, para detalhadamente, reforçar, mais uma vez, as justificativas realizadas pela equipe de servidores do TRE-RS, com objetivo de manter o maior número, possível, de Zonas Eleitorais no RS.

Conforme Marchionatti, das 22 Zonas Eleitorais que ainda não foram validadas, o TRE-RS já conseguiu reduzir pela menos a metade deste número. Em razão dessas reuniões frequentes no TSE, poderão diminuir ainda mais.



No mesmo dia, os representantes da bancada federal gaúcha, em companhia do secretário da Corregedoria do TRE-RS, também estiveram reunidos com o Ministro Gilmar Mendes, onde salientaram a preocupação dos municípios, em relação a esse rezoneamento, principalmente, pelas dificuldades ao deslocamento de eleitores e outros custos que as prefeituras poderiam ter, na hipótese de redução das Zona Eleitorais.



Encerrando a agenda em Brasília, a comitiva do TRE gaúcho esteve no Supremo Tribunal Federal e foi recebida pelo futuro presidente do TSE, Ministro Luiz Fux, no qual, salientou sobre a importância das eleições no próximo ano e da sua possível vinda a Porto Alegre, no início do ano que vem, para ministrar palestra na Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul (EJERS).





Texto e imagens: Cleber Moreira
ASCOM/TRE-RS

Mapa do site










Carregando...