ir
Bandeira de identificação do portal
Atualizado em 05/10/2017 18:10
Mais informações sobre o conteúdo Impressão

Presidente do TRE-RS reúne-se com representantes dos Poderes Judiciário e Legislativo

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), desembargador Carlos Cini Marchionatti, esteve em Brasília, nesta terça-feira (3), onde realizou diversas reuniões com autoridades do Poder Judiciário e parlamentares da Câmara e do Senado Federal. O objetivo dos encontros foi tratar assuntos de interesse da Justiça Eleitoral do RS.

A primeira audiência ocorreu no gabinete do diretor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Mauricio Caldas de Melo, que decorreu sobre a Resolução do rezoneamento das Zonas Eleitorais e deverá ser oficializado, na próxima semana, pelo Pleno do TRE-RS. Outro assunto importante, destacou a possibilidade de alguns Cartórios Eleitorais utilizarem os Foros dos Tribunais de Justiça com reflexos na redução de custos, melhores acomodações e segurança. Conforme o presidente Marchionatti, esse projeto está sendo utilizado em alguns municípios do Estado, tem apoio do TSE e poderá ser ampliado para outras cidades.


Marchionatti (esq.), acompanhado pela juíza eleitoral Solange Moraes (esq.) e pela
servidora Luciana Santos (TRE-RS), reuniu-se com Melo, em seu Gabinete

A outra reunião aconteceu com o presidente do TSE, Ministro Gilmar Mendes, na qual recebeu a comitiva gaúcha, acompanhada pelo ex-ministro e ex-corregedor-geral eleitoral, quando se definiu a urna eletrônica, Paulo Costa Leite.


Na audiência com Mendes, também esteve presente o ex-ministro Costa Leite
(quarto da esq. para dir.) e o Dr. Daniel Marchionatti Barbosa (1º à direita), Juiz Federal
e assessor do Min. Mendes no STF.

Conversaram sobre o rezoneamento das Zonas Eleitorais, que ocorreu em todo o país e o convênio entre o TSE, Governo do Estado do RS e o TRE-RS, que servirá para o compartilhamento dos dados biométricos. A assinatura desse convênio deverá acontecer ainda neste mês.

Encerrando as audiências em Brasília, o presidente Marchionatti dialogou com o presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia, para solicitar a urgência na votação do projeto de desapropriação do prédio para os serviços administrativos.


Maia recebeu o Marchionatti no plenário da Câmara

Logo após, o desembargador conversou com os senadores Paulo Paim e Ana Amélia Lemos e com os deputados do RS Cajar Nardes e Carlos Gomes e esteve no gabinete do Sen. Lasier Martins, para igualmente agradecer o apoio do parlamentar. Agradeceu, ainda, o empenho e a dedicação da bancada gaúcha em defesa da preservação das Zonas Eleitorais no RS.



Comitiva do TRE-RS reuniu-se com os deputados gaúchos Carlos Gomes
(foto de cima) e Cajar Nardes (foto de baixo)


Texto e imagens: Cleber Moreira
ASCOM/TRE-RS
Mapa do site
Selo Ouro CNJ










Carregando...