ir
Bandeira de identificação do portal
Atualizado em 20/10/2017 13:34
Mais informações sobre o conteúdo Impressão

TRE-RS conclui simpósio "Eleições 2018 - Cenários e Perspectivas"

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) e a sua Escola Judiciária Eleitoral (EJERS) promovem hoje (20), no auditório do Fórum Central II, da Justiça Estadual, o Simpósio "Eleições 2018: Cenários e Perspectivas".

O evento iniciou pela manhã e a abertura foi marcada pelos discursos do diretor da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), Marcio Biasi, e do presidente do TRE-RS, desembargador Carlos Cini Marchionatti.


(Em pé, diretor da FAMURS, sr. Marcio Biasi)


Ambos acolheram os presentes e salientaram a relevância da discussão acerca do processo eleitoral de 2018.
Em seguida, os palestrantes compuseram a mesa inicial, conduzida pela ex-presidente do Tribunal, desembargadora Liselena Schifino Robles Ribeiro.
De início falou o ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e prof. doutor, Carlos Bastide Horbach, sobre a reforma eleitoral e suas consequências diretas no pleito nacional de 2018.
Logo depois, a jornalista Natuza Nery também fez uma ponderação crítica sobre o tema, dedicando-se a analisar as pré-candidaturas à presidência da República.



(Da esq. para dir., jornalista Natuza Nery, Desª. Liselena Ribeiro e Min. Carlos Horbach)


Em seguida houve o lançamento do curso de pós-graduação em direito eleitoral, resultado do convênio entre o Regional gaúcho e a Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), sendo representada no ato pelo Dr. David Medina da Silva, promotor de justiça e diretor da entidade.
O presidente do Regional e diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-RS, participou do ato.
Marchionatti enalteceu a conquista que servirá para aprofundar o estudo e a pesquisa da disciplina, beneficiando toda a sociedade.


(Des. Marchionatti, pres. do TRE-RS e Dr. Medina, promotor de justiça e diretor da FMP)


A segunda palestra do dia, ainda pela manhã, foi apresentada pelo professor português Domingos Soares Farinho. Ele trouxe experiências da Universidade de Lisboa, pela qual é doutor e atualmente leciona.
As eleições norte-americanas e européias apareceram na sua fala, com exemplos de comportamento dos eleitores e candidatos que podem ter similaridades com o processo eleitoral brasileiro.


(Marcelo Cabral, juiz substituto da 60ª Zona Eleitoral, de Pelotas (à esq), apresenta o prof. dr. Domingos Soares Farinho)

À tarde, um mosaico de cinco orientações práticas para as eleições 2018 deu início à programação.
Todas foram expostas por servidores do TRE-RS.

OS TEMAS

Condutas vedadas aos agentes públicos, por Guilherme Falcão;
Sistema de filiação partidária, por Ana Moretti;
Registro de candidaturas, por Maria de Lurdes Falceta;
Financiamento de campanha, fundo partidário e prestação de contas, por Herbert Miranda;
Serviço de Informação ao Cidadão (SIC da Justiça Eleitoral), por Flavia Falcão.

Depois, o presidente do Regional, Carlos Cini Marchionatti, e o assessor de Comunicação Social, Cleber Moreira, fizeram o lançamento do 1º Prêmio de Jornalismo da Justiça Eleitoral gaúcha.

Na sequência "A economia e seus impactos no voto" foi tema do penúltimo painel, que reuniu três palestrantes: O advogado Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o prof. doutor, André Nunes, economista-chefe da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS)  e o prof. doutor Cristiano Machado Costa (Unisinos), que debateram acerca do papel das cidades e das indústrias na democracia do Brasil.

Por último, Herman Benjamin, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e até ontem (19) também ministro do TSE, subiu ao palco e protagonizou a apresentação mais esperada do evento. O magistrado discorreu, em sua palestra, assuntos que já haviam sido discutidos ao longo do dia, relacionando com exemplos trazidos a partir da sua experiência e conferindo um olhar particular sobre as próximas eleições.


(À esq., pres. do TRE-RS, Des. Marchionatti, apresentando o min. Herman Benjamin, à dir.)

Confira Galeria


Texto: Daniel Campos, Marcos Carvalho Jr e Roberto Carlos Vargas
Imagens: ASCOM - TRE/RS
Supervisão: Cleber Moreira

Mapa do site
Selo Ouro CNJ










Carregando...