ir
Bandeira de identificação do portal
Atualizado em 27/10/2017 17:45
Mais informações sobre o conteúdo Impressão

Presidente do TSE visita capital para divulgar biometria no RS

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, esteve em Porto Alegre nesta segunda-feira (23), para assinatura de convênio com o Governo do Estado, que permite o compartilhamento de dados entre a Justiça Eleitoral e a Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP). O acordo prevê uniformização dos cadastros, remoção de duplicidades e correção de erros nos registros, fortalecendo, assim, a segurança do cadastro biométrico eleitoral.

Presente no evento, realizado no Palácio Piratini, o governador gaúcho José Ivo Sartori elogiou a iniciativa do TSE e afirmou que não serão medidos esforços para dar continuidade ao processo. Também entre os participantes, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), desembargador Carlos Cini Marchionatti, destacou a importância da ação. "O primeiro efeito do acordo será propiciar ao eleitor mais segurança e agilidade no recadastramento biométrico, resultando na redução de tempo no atendimento ao cidadão", garantiu.

#PartiuMudar

Em seguida, ainda na sede do Governo do Estado, ocorreu o lançamento regional da campanha #PartiuMudar - Educação para a Cidadania Democrática no Ensino Médio. O projeto capacita professores para conscientizar alunos de escolas públicas e particulares, entre 14 e 17 anos, sobre a democracia, a importância do voto e a participação ativa na vida política do país.


Biometria no estádio

Na sequência, o ministro Gilmar Mendes visitou a Arena do Grêmio, local onde acontecerá uma ação para promover a biometria no Estado, no dia 15 de novembro, durante o jogo Grêmio x São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. Na ocasião, será exibido o vídeo da campanha nos telões e as crianças, que acompanham os jogadores na entrada do campo, usarão camisetas referentes ao projeto.



"Essa divulgação é extremamente fundamental. Nós sabemos da importância que nós brasileiros damos ao futebol e essa também é uma função social. Acho que será uma mostra de que se pode usar o futebol como um elemento de integração, de congregação e de prestação de serviço público", disse o presidente do TSE.

Encerrando sua passagem pelo Rio Grande do Sul, Gilmar Mendes fez uma visita ao prédio-sede do TRE-RS.



Confira mais fotos clicando aqui.

Texto: Daniel Campos, com informações da ASCOM/TSE e SECOM-RS
Imagens: Marcos Carvalho Jr. e Luiz Chaves/SECOM-RS
Supervisão: Jônatas Costa
Mapa do site
Selo Ouro CNJ










Carregando...