ir
Bandeira de identificação do portal
Atualizado em 31/10/2017 16:11
Mais informações sobre o conteúdo Impressão

TRE-RS, MP-RS e Câmara de Caxias participam de Congresso de Cerimonial

O presidente do TRE-RS, desembargador Carlos Cini Marchionatti, o assessor de comunicação, Cleber Moreira e a servidora Luciana Arenhart dos Santos, participaram, entre os dias 30 de outubro a 01 de novembro, do XXII Congresso Nacional do Cerimonial Público, promovido pelo Comitê Nacional do Cerimonial Público (CONCEP), no município de Bonito, no Mato Grosso do Sul. Também representaram o estado, a chefe do cerimonial do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Cristina Pasquali Conceição e as relações públicas da Câmara Municipal de Caxias do Sul, Mirella Vicenzi e Cristiane da Fonseca.

Marchionatti foi um dos palestrantes do Congresso, com o tema: "Imprevistos, erros e acidentes no cerimonial". O magistrado destacou a importância do cerimonial e protocolo nas mais diversas situações. Citou algumas experiências que teve ao longo da magistratura, onde a falta de planejamento, preparação e falhas no cerimonial, ocasionaram problemas que poderiam ser evitados com uma simples orientação de um cerimonialista profissional. A chefe do cerimonial da Prefeitura de Campos do Jordão, Eliana Ubillús, também, palestrou sobre o assunto, apresentando diversos casos, mostrando as "gafes" de importantes autoridades, com resultados constrangedores aos participante e organizadores.




O CONCEP é um dos mais importantes eventos científicos na área de Cerimonial, Protocolo e Etiqueta. Cerca de trezentas pessoas, de diversos estados do Brasil, participaram do Congresso.

Nesta edição, além dos citados, também palestraram cerimonialistas de renome nacional e internacional, além de congressistas que atuam no Cerimonial do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, profissionais que atuam junto às corporações militares, universidades, da carreira da diplomacia, de empresas públicas e privadas de caráter social ou institucional, que juntos trocaram as mais diversas experiências sobre o tema.


Texto e imagens: Cleber Moreira
ASCOM/TRE-RS
Mapa do site
Selo Ouro CNJ










Carregando...