ir
Bandeira de identificação do portal
Atualizado em 08/11/2017 15:19
Mais informações sobre o conteúdo Impressão

TRE-RS participa de Encontros de Biblioteca e Memória no TSE

Entre os dias 6 e 9 de novembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebe os encontros bienais das Redes de Biblioteca e Memória da Justiça Eleitoral. Durante os eventos, representantes das áreas em todos os Regionais se reúnem para compartilhar experiências e estabelecer metas.

No encontro dos profissionais da biblioteconomia, o debate sobre a adaptação de conteúdos para o formato digital pautou as reuniões. “A biblioteca é uma fonte de informação especializada, principalmente na área de Direito, e essa tendência tecnológica é um caminho que não tem mais volta. A gente tem que encarar e propor a melhor alternativa”, disse a coordenadora de Biblioteca, Legislação e Museu do TSE, Eveline Mesquita. Este foi o oitavo encontro do grupo.

Os trabalhos relativos à memória, iniciados nesta quarta-feira (8), pretendem estabelecer métodos para preservação dos acervos que contam a História dos pleitos eleitorais no Brasil. De acordo com André Andrade, chefe substituto da Seção de Museu do TSE, “a Justiça Eleitoral existe desde 1932, mas as eleições ocorrem no território nacional desde 1500, então nosso desafio é fazer esse resgate das eleições e preservar a memória das instituições”.

O chefe da Seção de Biblioteca e Arquivo (SBARQ), Alfredo Morais, representa o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) nos dois eventos. Ele apresenta o Projeto História Oral – Série Relatos aos colegas dos demais TREs.

ASCOM/TRE-RS, com informações da SBARQ e do TSE
Mapa do site
Selo Ouro CNJ










Carregando...