ir
Bandeira de identificação do portal
Atualizado em 01/12/2017 15:21
Mais informações sobre o conteúdo Impressão

Estudantes da PUC-RS sugerem projetos para a Justiça Eleitoral

Na final da tarde de quarta-feira, 29, acadêmicos do curso de direito da PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) apresentaram sugestões de projetos que poderiam ser implementados na justiça eleitoral. A atividade integra a disciplina de "Economia Aplicada ao Direito" do curso jurídico.

Durante a graduação este é o único semestre de contato do aluno com os conceitos próprios da ciência econômica.

Nesta disciplina o enfoque é dado à inovação e ao empreendedorismo, estimulando o discente à criação de alternativas e soluções para beneficiar a sociedade.

Durante o semestre os alunos, na grande maioria jovens, foram desafiados a inovar em ideias para a justiça eleitoral aprimorar a prestação dos seus serviços.

Dentre os projetos apresentados, encontra-se o desenvolvimento de um aplicativo que concentraria todos os serviços oferecidos pelo TRE-RS, tornando o acesso à informação mais fácil, ágil e seguro.

Outra ideia foi a de ônibus itinerante que circularia pelos municípios em locais onde a procura pelos serviços eleitorais apresenta-se reduzida ou distantes de locais próprios de atendimento.

Por fim, foi apresentado um projeto de aplicativo para facilitar a justificativa de ausência às urnas no dia das eleições. Através deste recurso o cidadão, que se encontra fora de seu domicílio eleitoral, poderia justificar a falta, a partir do seu smartphone, desde que ativada a localização do dispositivo.

O presidente do Regional agradeceu e estimulou os futuros operadores do Direito a prosseguirem no aperfeiçoamento e inovação em benefício de toda a sociedade. Para o des. Carlos Cini Marchionatti, "precisamos estar abertos à inovação e à criatividade".





Redação e edição: Roberto Carlos Vargas
Revisão e supervisão: Daniel Campos
Imagens: ASCOM - TRE RS
Mapa do site
Selo Ouro CNJ










Carregando...