ir
Bandeira de identificação do portal
Atualizado em 01/12/2017 19:09
Mais informações sobre o conteúdo Impressão

Reforma eleitoral, história da democracia e humor são temas de evento na EJERS

A Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul (EJERS) promoveu, nesta sexta-feira (1º), o evento de conclusão de semestre "Eleições, democracia e futuro", voltado a magistrados e servidores da Justiça Eleitoral do RS.

Na palestra de abertura, o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Henrique Neves, falou sobre as chamadas fake news e a sua influência no cenário político atual, desde os protestos de 2013. Numa quebra de protocolo, chamou a servidora do TRE-RS, Flavia Falcão, para compor a mesa de trabalhos, justificando que a participação das mulheres na política, em número igual ao de homens, é fundamental. Pontos da reforma eleitoral, como voto distrital e voto em lista fechada também estiveram na pauta de Neves.

Logo após, houve o lançamento de dois livros: "Código Eleitoral Brasileiro (Edição Histórica) - 1935-1936", escrito pelo bacharel, Ruy Rosado de Aguiar, com a presença do ministro Ruy Rosado de Aguiar Júnior, e "Memorial de Ministros - Catálogo Alfabético dos Ministros de Letras", elaborado por estudo e transcrição de Antônio Camarinha, com apresentação do desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo, Antônio Rulli Júnior.

Depois do lançamento, foi a vez de o escritor Eduardo "Peninha" Bueno falar da história da democracia brasileira, pelo viés cômico. O evento foi fechado pelo humorista André Damasceno, com o stand-up comedy "Personagens da Crônica Política".

O encontro foi conduzido pelo presidente do TRE-RS, desembargador Carlos Marchionatti.




Ex-ministro do TSE, Henrique Neves



Ex-ministro do STJ, Ruy Rosado de Aguiar Júnior



Desembargador aposentado do TJSP, Antônio Rulli Júnior



Escritor Eduardo Bueno



Humorista André Damasceno



Presidente do TRE-RS, desembargador Carlos Marchionatti

+ Galeria de Fotos



Texto: Jônatas da Costa
Imagens: Raquel Oliveira
ASCOM/TRE-RS

Mapa do site
Selo Ouro CNJ










Carregando...