ir
Bandeira de identificação do portal
Atualizado em 07/12/2017 16:49
Mais informações sobre o conteúdo Impressão

Magistrados do TRE-RS participam de Hackathon

Dois servidores do Tribunal, Lênio Ferreto da Silva e Daniel Dutra Pillar, participaram do evento Hackathon Decola-JE, realizado em Brasília. O programa faz parte da implantação da Política de Desenvolvimento Colaborativo da Justiça Eleitoral (Resolução TSE 23.508/2017), e permite observar a transformação da necessidade de um cliente (no caso a Corregedoria Geral da Justiça - CGE) em um sistema eleitoral.

Em uma mesma sala, diversas pessoas da JE estão submersas nas tarefas relacionadas à construção do novo Sistema de Informações Eleitorais (SIEL) que vai permitir, de forma automatizada, o atendimento de demandas sobre informações, provenientes de autoridades mencionadas na Resolução TSE 21.538/2003.

A equipe da Corregedoria Geral, responsável pela definição de regras do sistema, participa ativamente do evento com três servidores (Carlos Leonardo Santos, Eugênia Lacerda e Apollws Beckman Guimarães) e tem vivenciado como é a rotina de trabalho das áreas de Tecnologia da Informação (STIs). O envolvimento e o comprometimento das equipes da CGE e das STIs têm sido crucial para o sucesso do Hackathon.

A secretária da CGE, Márcia Magliano, prestigiou a abertura do Hackathon e ressaltou a importância do sistema para as atividades das corregedorias eleitorais. Segundo ela, “O SIEL vai facilitar o acesso a informações do cadastro eleitoral por autoridades legitimadas e melhorar os controles desse acesso pelas corregedorias, além de permitir a auditabilidade dos procedimentos“.

Equipes

Segundo as equipes das STIs, o evento tem sido muito proveitoso para o compartilhamento de experiências. Os desenvolvedores de software do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais estão tendo a oportunidade de trabalhar em conjunto, trocar experiências e aprender novas abordagens de desenvolvimento.

Para Lênio Ferretto, da Seção de Análise e Desenvolvimento do TRE-RS, “trata-se de uma experiência única e inovadora, com potencial de desenvolver, por meio da colaboração, soluções robustas, consistentes e ajustadas à realidade dos órgãos integrantes da Justiça Eleitoral”. Para Daniel Pillar, coordenador de sistemas do TRE-RS, o evento “é um grande passo no processo de integração dos tribunais eleitorais, pensando sempre nos requisitos de todos esses, para atingir um novo patamar de desenvolvimento de sistemas”.

Fonte: Texto da Secretaria de Tecnologia da Informação e da CGE

Mapa do site
Selo Ouro CNJ










Carregando...