ir
Bandeira de identificação do portal
Atualizado em 14/05/2018 18:35
Mais informações sobre o conteúdo Impressão

Palestra Comunicação Afetiva e Efetiva homenageia Dia das Mães

As homenagens ao Dia das Mães começaram na sexta-feira (11) no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS). A consultora em Desenvolvimento de Pessoas, Equipes e Lideranças, Renata Bidone, reuniu servidoras e servidores na palestra Comunicação Afetiva e Efetiva, que aconteceu no Plenário do TRE-RS. "Um dos motivos que me levaram a escolher estudar a comunicação não violenta e a comunicação empática, ou afetiva, foi o desejo de me tornar uma mãe ainda melhor", relatou.

Com a mediação da servidora Carla Santos, a conversa se deu através de perguntas e respostas e contou com a participação dos presentes ao evento. Bidone explicou a importância da comunicação não violenta, tanto no relacionamento familiar, quanto nas relações pessoais e profissionais. Segundo a palestrante, para que a comunicação seja efetiva, deve-se questionar: "O que eu poderia fazer de um jeito diferente? Como eu posso me portar pra ter um resultado diferente?".

Em sua fala, a psicóloga provocou reflexões sobre a forma como os indivíduos se expressam nos diferentes ambientes. A forma de comunicação, segundo ela, pode determinar se a pessoa gera atitudes defensivas e resistentes ou se consegue levar o outro a se sentir motivado a atender ao seu pedido. "Lidar com inteligência emocional é precondição para ter comunicação não violenta", explicou a consultora.

Texto e foto: Luiza Frasson (estagiária de Jornalismo)
Supervisão: Daniel Campos
ASCOM/TRE-RS
Mapa do site
Selo Ouro CNJ










Carregando...