ir
Bandeira de identificação do portal
Atualizado em 15/05/2018 16:33
Mais informações sobre o conteúdo Impressão

Memorial da Justiça Eleitoral Gaúcha promove segunda visita guiada à antiga sede do TRE-RS

O Memorial da Justiça Eleitoral Gaúcha realizou a segunda edição da visita guiada à Pinacoteca Ruben Berta, na segunda-feira (7). O casarão localizado na Rua Duque de Caxias, 973, já foi prédio-sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) entre 1945 a 1974. Após seis anos de reforma, o local transformou-se em um espaço artístico do município de Porto Alegre e abriga 125 obras.

A integrante do Memorial da Justiça Eleitoral Gaúcha, Adriana Cristina Tyburski, recepcionou a todos os visitantes e explicou que a ação tem o intuito de incentivar a apreciação do patrimônio histórico e cultural da cidade. Tyburski também agradeceu  a presença dos servidores aposentados Leonel Tozzi e José Ernesto Pereira Rezende.

"Comecei a lembrar de fatos ocorridos aqui, fiquei emocionado e saudoso", afirma Leonel Tozzi, que, ao percorrer as salas da Pinacoteca, recordou sua trajetória no TRE-RS e explicou aos outros servidores como era o funcionamento do casarão em 1958, ano em que o magistrado ingressou na instituição como servidor.

Após a aprovação em outros concursos, Leonel Tozzi tornou-se chefe de Cartório da 2ª Zona Eleitoral de Porto Alegre e, em 1988, assumiu a Diretoria-geral do TRE-RS, cargo em que permaneceu até a aposentadoria, em 1992. Entre 1994 e 1999, o magistrado retornou ao Tribunal como juiz da Corte.

José Ernesto Pereira Rezende rememorou que começou a trabalhar na Justiça Eleitoral como auxiliar judiciário, em 1974, mesmo ano em que foi realizada a transferência da sede do TRE-RS, antes situado no antigo casarão, para o atual endereço, na Rua Duque de Caxias, 350. Rezende trabalhou no Tribunal durante 21 anos, ocupando diversos cargos, entre eles o de secretário de Informática.

A diretora-geral interina do TRE-RS, Daniela Otília Foltz, afirmou que o evento “foi uma oportunidade de divulgar a história da Justiça Eleitoral, incentivando a cultura no ambiente de trabalho e a convivência com os servidores”.

+ Galeria de fotos

Texto: Diandra Tavares
Imagem: Mauro Lôbo
Supervisão: Jônatas da Costa
ASCOM/ TRE-RS
Mapa do site
Selo Ouro CNJ










Carregando...