ir
Bandeira de identificação do portal
Atualizado em 16/07/2014 19:15
Mais informações sobre o conteúdo Impressão

Mesário

- Recebi um e-mail do TRE. É vírus?
A Justiça Eleitoral não envia e-mails, salvo quando devidamente autorizada. O TRE-RS é o primeiro Tribunal Eleitoral a regulamentar o uso de mensagens eletrônicas para convocação de mesários (Resolução TRE-RS nº 215/2012). As mensagens somente são enviadas a quem autorizou o procedimento, por escrito, ao cartório eleitoral. Portanto, se você não tiver autorizado o envio de mensagem ao seu endereço eletrônico ou ela contiver links, apague-a imediatamente, pois ela pode conter vírus de computador.
Importante: as mensagens enviadas pelo TRE não apresentam links de internet.


- Gostaria de trabalhar nas eleições como mesário. Como devo proceder?

Inscreva-se aqui, compareça ou telefone para o cartório onde solicitou seu título eleitoral e inscreva-se. Seu nome passará a integrar o cadastro de mesários, e, quando houver necessidade, você será convocado.

- Fui convocado para ser Mesário. E agora?
Sua convocação contém o horário em que você deverá se apresentar à mesa receptora de votos (seção), no dia da eleição. Quando se apresentar, receberá todas as informações acerca das suas atribuições na seção. Pode acontecer de o cartório convocá-lo para uma reunião prévia de instruções.

- Vou ser remunerado pelo trabalho como Mesário?
Não. O serviço prestado não é remunerado. O mesário receberá um auxílio-alimentação e terá direito a 2 (dois) dias de folga em seu trabalho (público ou privado), para cada dia de convocação.

- A nomeação é para um turno ou dois?
A nomeação vale para os dois turnos. Todo eleitor convocado para trabalhar junto às seções eleitorais deverá comparecer no primeiro e no segundo turno, se houver.

- Vou poder faltar ao trabalho no dia seguinte ao das eleições para poder descansar?
A lei prevê dois dias de folga para cada dia trabalhado nas eleições. Solicite seu comprovante ao chefe do cartório eleitoral, e converse, previamente, com seu empregador a respeito da convocação e do direito às folgas.

- Se eu for Mesário, tenho de trabalhar na apuração dos votos também?
Não. Para os trabalhos da junta apuradora serão convocados outros eleitores.

- Fui convocado para Mesário. Posso fazer propaganda do meu candidato usando camiseta, botton , adesivos, etc?
Não. Os integrantes das mesas receptoras de votos (seções) não poderão fazer qualquer tipo de propaganda durante a votação.

- Quantas vezes trabalharei como mesário?
Não há regramento acerca da matéria. Caso não seja mais de seu interesse a permanência como mesário, requeira ao juízo eleitoral da sua zona, explicitando os seus motivos. Sua exclusão do banco de mesários será efetuada a partir do deferimento da sua solicitação.

Mapa do site
Selo Ouro CNJ










Carregando...